Curso de jornalismo realiza aula inaugural de recepção aos calouros

O curso de jornalismo da UFMS realiza na segunda-feira, dia 16 de maio, início do primeiro semestre do ano letivo de 2016, uma aula inaugural para os ingressantes, com apresentação dos professores do curso, suas respectivas disciplinas, projetos e e linhas de pesquisa, e palestra do professor da Unesp/Bauru Dr. Denis Renó.

O professor Denis vai tratar do tema “Tendências do jornalismo na entrada do século XXI: jornalismo de dados e narrativas transmídia”, com diferentes exemplos das narrativas jornalísticas na web como os documentários transmídias, mapas interativos, o uso dos comics, além da gameficação e docgames (jornalismo adaptado em jogos eletrônicos). Vai debater também os principais desafios desses modelos: mobilidade e participação, além das possibilidades de experimentação.

Denis é jornalista, ecologista dos meios e documentarista, mestre e doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, pós-doutor sobre jornalismo transmídia pela Universidade Complutense de Madri e pós-doutor sobre interfaces interativas para jornalismo transmídia em dispositivos táteis pela Universidade de Aveiro. Autor dos livros ‘Periodismo Transmídia’ (editorial fragua), ‘Discussões sobre a nova ecologia dos meios’ (sociedad latina de comunicacion social), entre outros.

O evento acontece no anfiteatro do CCHS, a partir das 8h, é aberto a todos os alunos e faz parte da semana de recepção dos calouros realizada pelo curso com apoio da Brava – Empresa Junior de Comunicação da UFMS. Na ocasião está programada a entrega do Guia do Calouro & Caloura de Jornalismo 2016.

Na sexta-feira, dia 20 de maio, a partir das 8h, os calouros vão ter a oportunidade de conhecer as atividades extra-curriculares e de lazer, como a Atlética de jornalismo e a Empresa Junior. Posteriormente, vão conhecer as instalações e os laboratórios do curso.