Documentário, Realidade e Semiose

Coordenador: Prof. Dr. Hélio Augusto Godoy de Souza

Criado em 2005, investiga aspectos semióticos da representação da realidade através dos sistemas audiovisuais documentários. Utiliza como referenciais teóricos a Semiótica e a Teoria da Realidade de Charles Sanders Peirce, a Teoria do Umwelt de Jacob von Uexkül além de teóricos da Teoria Realista do Cinema e filósofos realistas. Como atividades de prática audiovisual, produz documentários científicos e ambientais. Como atividades de pesquisa teórica, analisa documentários sob o viés da semiótica e do realismo. Desde 2009 vem se dedicando à tecnologia e a linguagem do documentário estereoscópico 3D.
Site do grupo no CNPq

Cotidiano e Noticiabilidade

Coordenador: Prof. Dr. Marcos Paulo da Silva

O Grupo de Pesquisa Cotidiano e Noticiabilidade da UFMS decorre de uma ampliação do escopo, das reflexões teórico-conceituais e do âmbito de atuação do Projeto de Pesquisa “Cotidiano e Noticiabilidade na imprensa sul-mato-grossense: interfaces entre jornalistas, assessores e público”. Seu objetivo é realizar e fomentar pesquisas cujos eixos temáticos se articulem entre dois conceitos que denominam o grupo de pesquisa. Visa-se agregar jovens pesquisadores em nível de pós-graduação e estudantes com projetos de iniciação científica, além de pesquisadores sêniors.

Grupo de Estudos de telejornais e programas de TV

Coordenadora: Profa. Dra. Taís Marina T Fenelon

Este grupo de estudos tem como objetivo discutir teoricamente assuntos relacionados à Televisão tanto discussões sobre o conteúdo de telejornais quanto programas de entretenimento. A iniciativa pretende fomentar e estimular os alunos a terem interesse em estudar temas ligados à TV na Iniciação científica e na Pós-Graduação.

Estudos Interdisciplinares em Comunicação e Informática

Coordenador: Prof. Alfredo Lanari

O Grupo de Pesquisa de Estudos Interdisciplinares em Comunicação e Informática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul surgiu em maio de 2015. Ele é o resultado de estudos independentes realizados inicialmente sobre o Arcabouço Conceitual produzido por Douglas Carl Engelbart, bem como de projetos de extensão realizados entre 2011 e 2014 envolvendo acadêmicos de graduação dos cursos de Jornalismo e de Engenharia de Computação da UFMS. As atividades desenvolvidas pelos membros do grupo tem por objetivo primordial estimular e sistematizar a produção científica e extensionista dos seus membros de maneira complementar e integrada às atividades de ensino dos acadêmicos.

Site do grupo no CNPq

Site do grupo de pesquisa

Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – Ciberjor-UFMS

Coordenador: Prof. Dr. Gerson Luiz Martins

O Grupo tem o objetivo de agregar pesquisadores que desenvolvem projetos que investigam temas relacionados a jornalismo e tecnologia, ensino de ciberjornalismo, webjornalismo, jornalismo digital, jornalismo online.

Site do projeto

Grupo de Pesquisa em Cultura Midiática, Identidade e Representação Social

Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Gomes

Este grupo tem como finalidade consolidar o vínculo entre os seus participantes no sentido de reforçar a dinâmica de trabalho em equipe, e promover a pesquisa orientada à cultura midiática relacionada à construção da realidade social e da identidade sociocultural dos espectadores. As atividades de pesquisa concentram-se na análise de emissão e recepção de produtos da mídia, trabalhando a produção de sentido que se dá no encontro entre texto e receptor. O grupo visa fomentar o interesse, a qualificação e a produção acadêmica sistemática de seus participantes no que tange a esse objeto de estudo.

Site do grupo de pesquisa

Grupo de Pesquisa em Mídias Ambientais e Divulgação Científica

Coordenadora: Profa. Dra. Greicy Mara França

O Grupo busca contribuir na formação de pesquisadores cujas produções, intelectual e científica, fortaleçam as relações entre o saber científico e o ambiental, em especial no jornalismo científico, no jornalismo ambiental, na comunicação ambiental e na comunicação e saúde. Entre outras atividades, o grupo criou o Núcleo de Jornalismo Científico e a Agência de Notícias Ciência e Notícia, especializada em Jornalismo Científico que está operando desde setembro de 2009. Tem publicado trabalhos em congressos nacionais e internacionais monitorando e fomentando a pesquisa em comunicação no estado de Mato Grosso do Sul.

Site do grupo de pesquisa

Grupo de Pesquisa Inovação para a Comunicação Socioambiental

Coordenadora: Profa. Dra. Katarini Miguel

Grupo de Pesquisa sobre a comunicação realizada por diferentes grupos comunitários de Mato Grosso do Sul – ONGs (Organizações Não Governamentais) socioambientais, indígenas, quilombolas, com o foco no papel do jornalismo para fortalecimento das comunidades, por meio de estratégias de assessoria de comunicação e do ambiente em rede. Criação e compartilhamento de protocolos de assessoria de comunicação comunitária. Desenvolvimento e publicação de artigos e ou coletâneas que abarquem comunicação ambiental, impacto das TICs nos movimentos socioambientais, comunicação e jornalismo como instrumento de emancipação e democratização comunitária.

Site do grupo de pesquisa